sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É NATAL!


Tem coisa melhor que esse clima natalino que se instala logo no início do mês de outubro? Antes era em dezembro mas agora está começando cada dia mais cedo. É  tanta propaganda, promoção, liquidação, sorteio de carros e vai por aí.

Confesso,  o que me deixa de mau humor  mesmo é  a chuva incessante que faz o dia parecer noite e a cidade  um pedacinho do inferno molhado. Buzinas, batidas, motoristas xingando, dando banho nos pobres pedestres que ficam na calçada esperando pra atravessar a rua. Quem já não tomou um banho desses? A vontade é sair correndo atrás do desgraçado  mas como não é possível, a gente fica ali com cara de bobo e rogando praga, desejando que ela dê de cara com o próximo poste..

E dentro da lojas, populares, porque em loja chique isso não acontece, aquelas sombrinhas molhadas, pingando água pra todo lado, fazendo do chão um ótimo lugar pra patinar. Quando a sombrinha tá aberta é pior porque fica  acertando a cabeça da gente, tem que ficar esperto pra não furar o olho. E aquelas donas que andam com umas bolsas gigantes e quando se viram faltam te jogar no chão e nem percebem, continuam a sua maratona de compras.

Agora as musiquinhas de natal são de fazer chorar!  Me deprimem. Lembram minha infância pobre sem papai Noel (fizeram questão de me contar bem cedo que ele não existia) e sem  presentes.  Entra no shopping, musiquinha tocando, entra no supermercado, musiquinha tocando, na farmácia, lá está ela de novo, embalando os nossos sonhos de natal. O meu sonho de natal  é que ele passe logo e acabem aquelas festas infindáveis e nostálgicas que todos da família têm que participar pois é Natal. E Natal é festa de família. Aí junta todo mundo e fica ali  comendo aquela farofa ressecada, o peru da Sadia que já vem temperado, ou seja  o natal de todo mundo tem o mesmo sabor. Maionese, salpicão, arroz à Grega (pode colocar tudo: cenoura, bacon, milho, ervilha, azeitona, maçã, uva-passa e tudo mais que couber na vasilha). Ainda não sei porque deram esse nome, devia se chamar arroz de Natal. Graças à Deus a gente só come uma vez por ano. E os “champanhes”, também conhecidos como cidra,  para estourar à meia noite. Dependendo da qualidade, tá garantida a ressaca do outro dia. Pior de tudo são os próximos dias que você continua comendo aquela comida requentada. E acontece o milagre da transformação, o peru vira farofa, o arroz à grega vira bolinho, a farofa vira croquete, o salpicão com um reforço é ressuscitado. Haja imaginação!

E aquelas frutas que acho que  nascem só  no natal: ameixa, nêspera, figo, lichia, .  Pra enfeitar a mesa e depois ficar todo mundo comendo para desencargo de consciência, inclusive para tentar esquecer que comeu uma lasca daquele pernil gorduroso assado (que esqueci de citar) assado na padaria porque é tão grande que não cabe no forno de casa.

Amigo oculto, no mínimo quatro  para quem é minimamente sociável. O da empresa, dos amigos, da família e até alguns inventados recentemente, amigo de chocolate, amigo de sei lá o quê. Já tem até amigo oculto virtual, estou participando de um, é legal.  A entrega também podia ser virtual.

As lembrancinhas, ai meu Deus, todo ano eu falo: dessa vez não vou dar presente para ninguém! Mas como?  têm umas pessoas que não tem como não dar a lembrancinha  e outras você tem que retribuir, aquelas que você ganha inesperadamente e corre  para o shopping pra comprar e  retribuir. Não que eu não goste mas é que não estou podendo. E o famoso repasse! Tem gente cara de pau que aproveita o que ganhou e passa pra frente. Já ouvi falar do caso de um desatento que devolveu o presente pra pessoa que o presenteou.

No mais, o Natal é lindo, é o nascimento do Menino Jesus que veio ao mundo para nos salvar. Pena  que é só é lembrado no presépio que fica no canto da sala com as luzinhas piscando dia e noite até o dia 6 de janeiro, dia de Reis.  Aí começa uma outra  parte da história e do ano que nessas alturas já é novo. Mas sobre isso, eu volto pra falar depois.

Um Feliz e rápido Natal pra todos!

Um comentário:

  1. Olá Professora! Muito bom o Blog, adorei a postagem.

    Também escrevi sobre o natal em meu Blog
    www.dancouto.blogspot.com

    Se quiser dar uma olhada.
    Beijos e sucesso sempre =D

    ResponderExcluir